- 6 de abril de 2021
- Posted by: Lotusul
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Você sabia que existem várias modalidades para verificar se o seu pneu está em bom estado e assim prolongar a vida útil deles? Cada uma delas define um aspecto do pneu: inclinação, desgaste, pressão, entre outras. Nas oficinas, são conhecidas como: Alinhamento, Balanceamento, Cambagem, Rodízio, Calibragem.
Dentre elas, a calibragem é a mais comum, pois pode ser feita de maneria caseira ou em um posto de gasolina. Já as outras são feitas com a ajuda de aparelhos específicos para a medição e regulagem de cada aspecto por um profissional especializado.
Alinhamento
É um processo focado na regulagem dos ângulos da direção e suspensão do carro. O alinhamento dos pneus verifica três ângulos: cáster, divergência e câmber. Trata-se de um processo rápido que demora aproximadamente 30 minutos e pode ser feito em qualquer oficina que ofereça esse serviço.
Balanceamento
O balanceamento é um processo feito para evitar trepidações na direção do carro e desgaste prematuro da suspensão. Isso ocorre, geralmente, devido a um desgastes irregular nos pneus e é possível sentir quando atinge a velocidade média de 60 km/h.
Cambagem
É um processo que mede a diferença do ângulo dos pneus em relação à inclinação vertical. Geralmente o valor exato é especificado pelo fabricante. Serve para suprir o desgaste de uma ou mais rodas quando se faz uma curva para qualquer um dos lados para compensar o esforço das laterais dos pneus.
Cáster
Esse é um processo que mede a diferença do ângulo do pneu e do pino mestre em relação ao eixo da roda quando se olha o carro de lado. É um ângulo importante para que haja uma direção firme e que economize força do carro para as diversas manobras.
Rodízio
É um processo feito para equilibrar desgastes dos pneus e fazer com que as bandas de rodagem deles fiquem semelhantes, tanto em pneus dianteiros como traseiros, a fim de fazê-los durar mais. Deve ser feito em oficinas para que seja feita um troca apropriada.
Calibragem
É a pressão de ar adequada para os pneus rodarem sem problemas externos. Geralmente é especificada pelo fabricante no manual do carro ou em algum adesivo interno (porta, tampa do combustível etc). É um processo que pode ser feito em qualquer posto de gasolina, basta saber a pressão necessária e informar ao frentista.