Escolha uma Unidade

Unidade Ituporanga

Unidade Lages

Porto Belo

Aprenda a trocar pneu em 4 passos!

A tarefa pode parecer fácil, mas tem detalhes que fazem toda diferença se isso acontecer com você.
Por isso, preparamos um resumo em 4 passos simples pra qualquer um saber como trocar pneu.
Confira!

1º. Seus Aliados

Isso é imprescindível: tenha sempre o macaco, estepe e chave de roda junto com você. Se o pneu furar e algum desses três itens não estiver com você, o pneu vai ficar furado!

2º. Esteja seguro

OK, mãos à obra! Coloque o carro no local mais tranquilo que houver e reto, de preferência. Use o triângulo (o Código de Trânsito Brasileiro cita usar o triângulo a 30 metros de distância do veículo) e o pisca alerta se for um local movimentado. Deixe o freio de mão puxado e a primeira marcha engatada.


3º. Use os aliados

Vamos lá! Antes de colocar o macaco, afrouxe as porcas das rodas. Pegue o macaco e coloque logo ao lado do pneu furado. Você vai sentir um espaço que existe embaixo do carro. Lembre de posicionar o macaco na parte metálica, não na plástica, para não haver problemas. Comece a manusear o macaco, subindo o carro e tendo certeza que o automóvel está estável. Quando o pneu estiver fora do chão, remova-o, substituindo-o pelo estepe. Encaixe os parafusos e comece a apertá-los o suficiente para segurar o pneu. Use o macaco novamente e abaixe o carro até que a roda esteja no chão. Depois, termine de apertar os pneus.

4º. Está pronto!

Chegou ao fim! Desça o carro por completo, guarde o pneu furado, parafusos, macaco, chave de roda e triângulo e boa viagem!

Dicas
– Não é porque ele não é usado que não precisa de cuidados: lembre de calibrar o estepe sempre que possível.

– Tenha um par de luvas no carro. Vai que o pneu furado esteja muito sujo ou até com alta temperatura. Isso vai ajudar você a se proteger!

– O automóvel tem um manual. Leia a parte sobre a troca dos pneus e uso do macaco, estepe, etc. Isso pode ajudar!

– Não hesite em chamar ajuda! A seguradora do veículo pode trocar o pneu caso você não esteja totalmente seguro.

– Não rode muito: o estepe é não foi feito para ser usado durante longos percursos. Assim que puder, substitua o estepe pelo pneu novo!