- 10 de agosto de 2021
- Posted by: Lotusul
- Category: Sem categoria
Além do alinhamento e do balanceamento dos seus pneus, a cambagem também é um procedimento que deve ser feito para garantir a sua segurança enquanto dirige.
O alinhamento é o ato de centralizar o seu pneu. Na suspensão, o pneu tende a se inclinar numa variação negativa ou positiva. Para que o carro funcione de modo correto, os pneus de ambos os lados devem estar alinhados entre si. Isto é: eles devem estar no centro.
Mas afinal o que são cambagens nulas, negativas e positivas?
Cambagem nula= São quando as rodas estão em ângulo reto com o solo, a direção fica mais pesada nessas situações graças ao aumento de cargas verticais.
Cambagem negativa= São quando as rodas estão mais próximas uma da outra, exatamente na parte superior dos pneus. Esse tipo de cambagem aumenta o desgaste interno dos pneus, uma vez que ele irá transferir mais para a parte interna. Por isso, é muito importante que um equilíbrio seja estabelecido entre as rodas para que os rolamentos e juntas esféricas não acabem se deteriorando com o tempo.
Cambagem positiva= E por fim, a cambagem positiva, que são quando as rodas estão mais próximas em suas partes inferiores do que nas superiores, isso reduz o desgaste nas articulações da direção, o que a torna muito mais leve.
Fazer a cambagem ajuda na distribuição do peso do carro sobre a banda de rodagem para evitar que a vida útil do pneu seja diminuída. A direção do carro também é beneficiada, ficando mais leve, solta e diminuindo os desgastes e um dos maiores benefícios da cambagem é a melhoria na aderência do solo.